Viajar em segurança deverá ser uma das principais preocupações quando preparamos uma viagem. É tudo muito bonito mas, assim como no dia-a-dia, por vezes coisas más acontecem.
Comprei um seguro, realizei a viagem e nada aconteceu. O pensamento é “gastei dinheiro em vão”. Ótimo, é sempre um bom sinal! Agora, já imaginou se acontece alguma coisa, e tem que assumir os custos todos? Já imaginou se necessita de algum cuidado de saúde num país de “terceiro mundo”? Valerá a pena arriscar ou jogar pelo seguro? Afinal, não se preocupar com um seguro de viagem é para quem tem muito dinheiro.
É nestas situações, que um seguro de viagem faz a diferença. E de preferência um bom seguro, adaptado ao contexto e a cada um. Para além de situações de doença ou catástrofe, um seguro de viagem pode ajudar-nos em outras situações, tais como, o atraso/dano de bagagem, perda/furto de um equipamento eletrónico, atraso/perda de um voo de ligação.
Tudo depende das coberturas do seguro que se compra, sendo que o indispensável são as coberturas relacionadas com a nossa saúde e segurança. Devem incluir todas as despesas médicas em situação de doença, transporte médico, repatriamento, evacuação, terrorismo, catástrofes naturais e morte. De preferência, incluir também o atraso/cancelamento/perda de um voo e danos relacionados com alguns bens pessoais (bagagem, cartões bancários, máquinas fotográficas, telemóveis, passaporte, etc…).
Como viajante independente, já comprei um seguro de viagem associado ao meu cartão bancário (é sempre uma opção), já comprei através de uma companhia de seguros (Fidelidade), mas ultimamente tenho optado pelo seguro de viagens da IATI, o qual recomendo pela sua qualidade/preço. Não é o seguro de viagem mais barato do mercado, mas dá-nos a opção de escolher a apólice mais adequada ao estilo e duração da viagem. Muito recomendado por outros viajantes independentes, além de ser fácil de comprar através do site. Basta inserir o(s) país(es) de destino, o país de residência, o período de tempo em que vai viajar, simular e escolher a apólice mais adequada.
Antes de comprar algum seguro de viagem é aconselhável ler muito bem as particularidades e verificar os preços da cobertura do seguro.
Viajar sim, mas em segurança.