Piódão: a aldeia presépio

Há muitos lugares bonitos em Portugal, mas depois há aqueles que nos enchem o coração de tal forma que se torna difícil traduzi-lo em palavras. E assim foi com o Piódão, uma aldeia situada na encosta da serra do Açor, pertencente ao concelho de Arganil, do distrito de Coimbra e que pouco mais tem que 100 habitantes.

Está inserida na categoria das “Aldeias Históricas de Portugal” e é formada por um conjunto de casas feitas em xisto e telhados de lousa que contrastam com o azul das suas portas e janelas de madeira que sobressaem em toda a sua paisagem.

Foi apelidada de “Aldeia Presépio” pelo seu enquadramento perfeito no meio da natureza em que as suas casas estão dispostas em forma de anfiteatro pela encosta da serra, recordando-nos os presépios de Natal.

Mas é à noite que o presépio assume a sua verdadeira identidade formada pelo conjunto de casas iluminadas no meio da paisagem. Um verdadeiro postal de Natal e um regalo para os nossos olhos que apenas pedem tempo para apreciar como se de uma hipnose se tratasse.

Uma aldeia tipicamente portuguesa, mas que nos remete para um Portugal de há vários anos atrás. Aqui não há centros comerciais, nem nas suas redondezas. A maioria dos habitantes trabalha na agricultura e pecuária, os mais idosos sentam à porta de casa a ler um livro, o ar e a natureza envolvente são muito mais puros e a vida assim simples tem o seu encanto.

O Piódão tem aberto um pouco as suas portas para o turismo com alguma oferta de restauração, alojamento e pequenas lojas artesanais que vendem os produtos tradicionais que são apenas produzidos na aldeia, tais como, lembranças, queijos, broas, mel, licores, entre outros.

centro da aldeia

Apesar de despertar cada vez mais interesse e de receber alguns turistas, o dia-a-dia da aldeia não se deixa influenciar por isso e é o mais natural possível.

O que fazer no Piódão

Não há uma grande lista para visitar no Piódão e isso é o que torna especial. O mais importante a fazer é perder-se pelas suas estreitas ruelas e apreciar a sua vida rural pois a aldeia não é muito grande e certamente que encontrará os locais mais encantadores.

Gostaria de conseguir explicar exatamente onde ficam, talvez com algum esforço até conseguiria, mas acredito que a verdadeira beleza da visita seja mesmo deixar-se levar (foi o que fizemos).

Capela das almas

A Igreja Matriz da aldeia distingue-se muito bem na paisagem pela sua cor maioritariamente branca que se destaca das casas de xisto. No seu interior há uma estátua da Nossa Senhora da Conceição.

Igreja Matriz

No centro da aldeia há restaurantes, esplanadas e alguns mercados na rua muito bons para provar os típicos licores e escolher alguma peça de artesanato. Não resistimos às casinhas de xisto em miniatura.

Centro da aldeia à noite & Igreja Matriz

Perto da aldeia do piódão há outra aldeia, Foz d´Égua, que merece destaque pela sua natureza envolvente, praia fluvial e pontes de xisto. Distanciadas por 4km, poderá ser alcançada de carro ou numa caminhada/trilho de cerca de 1hora desde o Piódão.

Foz d'Égua

No verão a praia fluvial fica mais cheia e convida a uns mergulhos, no inverno há períodos em que tem pouca água.

Quando ir

Visitar o Piódão poderá ser perfeito para uma escapadela de fim-de-semana, mas se tiver mais dias e apreciar o sossego também poderá ficar mais tempo para descansar verdadeiramente.

A época mais segura e a mais procurada é durante a Primavera e o Outono em que o tempo é mais ameno. No inverno, é bem frio e pode até nevar. No verão, as temperaturas podem ser bem quentes, mas é a altura ideal para usufruir da praia fluvial do Piódão e de outras bem perto.

Sendo esta uma aldeia Natal, optámos por visitá-la em Dezembro e foi mesmo especial. Não encontrámos grandes decorações de Natal e nem é necessário pois o brilho natalício da aldeia está na sua luz própria.

Como chegar

Serra do Açor

A aldeia do Piódão só é acessível através de carro atravessando grande parte da serra do Açor. Um percurso mais rural entre mantos verdes de vales e montanhas com curvas um pouco apertadas que tornam a viagem mais cautelosa.

Talvez por o seu acesso não ser o mais fácil e por permanecer como que meio escondida que a sua essência se mantém.

Por entre as suas curvas, quando começar a descer até à aldeia já é possível vê-la e admirá-la ainda ao longe.

Coordenadas – Latitude: 40º13’45.35 N; Longitude: 7º49’30.65 W

Onde ficar

Vista do quarto do hotel Inatel Piódão

Situado num ponto mais elevado da outra encosta da serra e de frente para a aldeia, este hotel é privilegiado por ser um dos pouquíssimos sítios que permite ver a aldeia no seu todo e perceber a sua forma de presépio.

Também ele foi todo construído em xisto, os preços são acessíveis, o pequeno-almoço é muito bom e ainda poderá descansar no seu spa com piscina interior, sauna e piscina de hidromassagem.

Gastronomia

O prato mais típico em toda a serra do Açor é a chanfana de cabrito e eu que até não sou grande apreciadora de cabrito arrisquei e aprovei.

Chanfana no restaurante Piódão XXI

Para as refeições escolhemos 2 restaurantes, ambos no centro da aldeia, perto da igreja Matriz:

Solar dos Pachecos – restaurante mais típico e informal, muito acolhedor e com ótima relação qualidade preço; também vende produtos artesanais;

Piódão XXI – restaurante mais formal com uma esplanada com vista privilegiada sobre as casas de xisto. Foi aqui que provámos a chanfana e gostámos muito.

Vista sob a aldeia com destaque para a esplanada do restaurante Piódão XXI

Outro restaurante muito recomendado é O Fontinha, no meio da aldeia, cuja direção está assinalada em placas.


Depois da visita ao Piódão uma coisa é certa, além de estar inserida na categoria das “Aldeias Históricas de Portugal”, para mim ficou inserida na categoria das aldeias mais bonitas de Portugal.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s