Reservar o Alojamento

Escolher o alojamento adequado ao nosso roteiro de viagem é fundamental.

É óbvio que a relação qualidade/preço tem um peso importante na hora de reservar mas outros fatores devem ser tidos em conta. Quanto mais central for o alojamento, maior a probabilidade de ser mais caro, por outro lado, quanto mais longe, mais implicará gastar dinheiro em transporte e se a viagem for de poucos dias acabamos por perder algum tempo. Há que “pesar” na balança para ver o que mais compensa.

Antes de reservar, também convém fazer uma pesquisa sobre o local onde se encontra o alojamento escolhido para garantir que é seguro.

Nas minhas viagens, utilizo sempre o Booking, uma plataforma mundial que nos ajuda neste processo em encontrar o alojamento ideal e reservar de forma segura e rápida. Providenciam a maior seleção de alojamentos em todo o mundo, desde hotéis, hostels, resorts de luxo, B&B, pousadas, apartamentos, casas de férias e bungalows.

A pergunta que mais me fazem: É seguro? Sim. Em 8 anos a reservar alojamento para as minhas viagens, nunca tive um problema ao reservar através do Booking. Nunca cheguei a um alojamento que não existia. A única situação mais fora do normal que tive foi quando reservei um hotel em Kuala Lumpur e quando cheguei ao hotel, por uma questão de gestão de quartos, tive que ser hospedada em outro hotel da mesma cadeia, com as mesmas condições. Foi uma situação resolvida pelo hotel e que não teve inconvenientes pois ambos os hotéis eram perto. Reportei esta situação ao Booking e eles ainda me ofereceram uma recompensa em dinheiro.

Recomendo o Booking porque:

  • é seguro;
  • não cobra taxas de reserva e, na maioria destas, só paga quando chegar ao alojamento;
  • para vários alojamentos, não é necessário reservar através de um cartão de crédito;
  • tem a opção de reservar com cancelamento gratuito, na maioria dos quartos. Fazer uma reserva com tempo dá-nos a possibilidade de conseguir um preço mais barato mas planearmos uma viagem para daqui a algumas semanas/meses é sempre um risco pois não sabemos o dia de amanhã. É nisto que o cancelamento gratuito pode ajudar. Se estiver incluído, podemos reservar e se algo acontecer podemos cancelar até alguns dias antes da viagem, de forma gratuita;
  • permite-nos visualizar a localização do alojamento num mapa e, assim, ter a perceção se fica longe ou perto das principais atrações;
  • podemos pesquisar um alojamento colocando o nome da cidade, centro da cidade, atração turística ou por um alojamento específico;
  • permite filtrar a nossa pesquisa com base no valor do nosso orçamento;
  • indica-nos quais os alojamentos que são recomendados pelo Booking.
  • classifica o alojamento consoante os comentários reais dos hóspedes aos quais temos acesso;
  • menciona quais as condições de cada alojamento, importante ter em consideração antes de reservar.

Vale a pena perder algum tempo a procurar o alojamento ideal mas, hoje em dia, através do Booking, reservar um alojamento on-line é um processo muito simples, rápido e prático.