Santorini: praias esculpidas pela natureza

Como já expliquei no artigo sobre as dicas de viagem em Santorini, as praias da ilha não são paradisíacas mas têm a sua beleza natural inserida em penhascos íngremes que tornam o seu ambiente pitoresco. Provavelmente irá ouvir falar que as suas águas não são cristalinas, mas isso é apenas ilusão que se deve ao tom escuro da areia das praias que torna o azul da água mais escuro. Ainda assim, as praias de Santorini são muito procuradas pelos turistas por serem diferentes devido à sua formação rochosa e de origem vulcânica. O que posso garantir é que a água desta zona do mar Egeu é límpida e morna e sabe mesmo bem ir a “banhos”, principalmente quando o calor se faz sentir.

Poderá ainda ler o artigo sobre os locais que recomendo a visitar nesta ilha, considerada a mais bela pintura grega, e o artigo do meu roteiro de viagem que combina Santorini com outras ilhas Gregas e Atenas. As informações sobre a rede de transportes da ilha, alojamento e preços estão nas dicas de viagem.

Sem mais rodeios, falarei nas praias que visitei que foram as que despertaram maior interesse para a viagem. Optámos por alugar uma moto4 por 2 dias que nos permitiu fazer a rota das seguintes praias:

Red Beach

Conhecida como a praia vermelha, o seu nome faz jus à cor da areia que se funde com as rochas vulcânicas vermelhas numa bonita paisagem. Indiscutivelmente, é a praia mais famosa de Santorini pois marca pela diferença.

Pode ser acedida de carro/mota (seguir as placas para Akrotiri), transporte público (autocarro sentido de Akrotiri) ou barco (desde o porto de Akrotiri).

Se optar pelo carro/mota, ao chegar à praia, encontrará um parque (não muito grande) onde poderá estacionar. Terá que fazer uma pequena caminhada até encontrar o famoso view point, um miradouro que permite visualizar a praia do alto.

Daqui, é necessária uma mobilidade razoável para descer o caminho que nos leva até à praia, sendo este de rochas e terra batida, mas que impressiona pelas diferentes cores das falésias. Não é o ideal, consegue-se relativamente bem (2min), mas não é recomendado em situações de mobilidade reduzida.

O areal da praia tem espreguiçadeiras e guarda-sóis que podem ser alugados e uma zona para toalhas, no entanto, não é muito grande e em época alta acredito que fique facilmente lotado de turistas.

Na minha opinião, esta praia é boa para visitar, passar umas horas e fazer snorkeling, não para ficar um dia completo ou vários dias. Para isso, há outras praias mais organizadas, pois não tem restaurantes/bares, apenas um quiosque.

Vlychada

Para mim, ganha o prémio da praia mais bonita de Santorini pelas suas enormes falésias rochosas de tom claro que parecem esculpidas pelas mãos da natureza e que ao entardecer se tornam douradas.

A água é mais clara pois a cor da areia não é muito escura e devido à areia mais fofa e falta de pedras é considerada uma das melhores praias. O areal é longo e tem uma boa estrutura de apoio com espreguiçadeiras e guarda-sóis de palha para alugar, zona para toalhas, alguns restaurantes e bares.

O acesso de carro/moto é fácil (seguir as placas no sentido de Vlychada), o parque de estacionamento da praia é gratuito e não há transportes públicos para esta zona. Situa-se relativamente perto da Red Beach, mas não é possível acedê-la através de uma caminhada entre as duas praias.

Perissa & Kamari

Ficam exatamente lado-a-lado, mas separadas pela enorme montanha rochosa Mesá Vounó que se ergue do mar, pode ser avistada a quilómetros de distância e junto ao azul do mar torna estas praias mais atrativas.

Montanha Mesá Vounó desde Perissa

Os visitantes deslumbram-se com este rochedo principalmente quando à noite é possível vê-lo brilhar no escuro devido às pedras de que é formado. No seu alto, encontram-se as ruínas arqueológicas da cidade antiga (Ancient Thera).

De uma praia para a outra terá de percorrer 12km ou atravessar de barco. A estrada de acesso às praias é boa e há autocarros próprios para ambas (direção a Perissa e direção a Kamari).

Perissa é uma das praias mais procuradas pelos turistas por se tratar de uma praia mais urbana, ao longo de uma extensa avenida à beira mar onde se encontram restaurantes, bares e cafés para todos os preços, agências de atividades aquáticas, espreguiçadeiras com guarda-sóis de palha e espaços de lazer ao estilo de resorts. Uma boa opção para uma refeição com vista-mar a preços acessíveis.

Fica numa área bem desenvolvida que oferece uma grande variedade de alojamentos para todos os gostos e orçamentos e que consegue manter o seu carácter tradicional. Quase no final da praia, junto à montanha Mesá Vounó, é possível avistar as famosas cúpulas azuis de uma das tradicionais igrejas de Santorini.

Igreja de Perissa

Foi esta a nossa opção para “fazer praia” a sério e na qual regressámos quase todos os dias. Por isso, considero ser uma das melhores praias para passar um dia e relaxar nas suas águas que, apesar do tom azul escuro, são cristalinas. O único ponto menos favorável é a areia da praia que apresenta algumas pedras, contudo, dizem os entendidos que é terapêutica e em dias de vento não levanta.

Kamari acaba por ser muito semelhante a Perissa, bem organizada, com as mesmas comodidades, no entanto, a montanha Mesá Vounó fica à direita da praia e a partir de uma certa hora da tarde, encobre o sol. Por outro lado, relativamente à vida noturna, esta é muito mais animada, com bastantes mercadinhos e artistas de rua ao longo da sua orla marítima, a qual aconselho para um passeio à noite.


Mesmo que o objetivo da sua viagem a Santorini não seja a praia, não deixe de, pelo menos, visitá-las e deslumbrar-se com esta obra da natureza.

Em geral, o preço das espreguiçadeiras com guarda-sol de palhinha varia entre 7 a 10€ para duas pessoas, mas há sempre a opção gratuita de estender a sua própria toalha na areia =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s